Go to Top

Pra quê serve a terapia?

Como ela pode ajudar em sua qualidade de vida…

Em vinte anos como psicoterapeuta, pude constatar que muitas pessoas ignoram a verdadeira contribuição que a terapia tem a oferecer às suas vidas. Outras pessoas têm certo preconceito e imaginam que a terapia provoque dependência, que é útil apenas em casos extremos ou ainda que não ajuda em nada. Pois bem, tentarei esclarecer para estas pessoas e também para aquelas que pensam em fazer terapia, mas tem dúvidas, o real sentido deste processo e os ganhos imponderáveis que ele pode oferecer.

Imagine a vida de uma pessoa como um caderno onde a cada dia uma página nova é escrita. Nas páginas constam experiências importantes, boas ou más que, mesmo que tentemos esquecer, estarão lá, no livro pessoal de cada um, afetando profundamente suas novas vivências.

Acontece que, aquilo que foi escrito anteriormente afeta diretamente a forma como sentiremos os novos acontecimentos. Pois bem, o papel da psicoterapia é o de revisitar algumas páginas e fornecer ferramentas para que o paciente possa rever suas cenas e resignificá-las.

Só assim não repetirá mais as antigas fórmulas cristalizadas de comportamento que o(a) impediam de fazer algo diferente, de agir de forma mais autônoma e espontânea. Autônoma porque muitos pensam estar escolhendo suas atitudes, mas não estão. Estão repetindo padrões e crenças altamente limitantes.

Através da psicoterapia é possível olhar novamente para uma situação do passado, sentir novamente as emoções contidas nela, olhar sob novos pontos de vista, entender, resolver e superar. Por isso, ao contrário do que pensam alguns, a terapia liberta as pessoas de suas próprias amarras.

O momento certo de buscar esta ajuda é aquele onde a pessoa percebe que a vida não caminha como deveria. Apesar de ter muitas coisas para ser feliz, a pessoa não se sente feliz.

A vida é surpreendente e nos ensina a cada minuto mas, quando se torna pesada e enfadonha, é o momento de buscar ajuda.

O papel do psicoterapeuta é utilizar as ferramentas que possui para auxiliar o paciente a buscar dentro de si suas potencialidades em reescrever suas páginas na busca de um nível maior de autoconhecimento e satisfação.

E, na medida em que vai se conhecendo mais e curando suas feridas percebe que a felicidade é uma conquista possível.

Boa primavera a todos

Silvia Barros

Terapeuta clínica de adolescentes, adultos e casais com experiência de 20 anos.

Fone: 19 – 3294-1005

psicodrama@uol.com.br

www.silviabarros.com

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *